O que você achou da nova cara do Blog Zero Calorias?

sábado, 24 de outubro de 2009

Espetos de Legumes



Ingredientes

1 cebola grande
2 tomates
1 berinjela grande
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
Sal
1 colher (chá) de orégano
Óleo

Modo de preparo

Descasque a cebola. Corte-a em gomos, assim como os tomates. Lave os outros legumes e corte-os em cubos grandes. Coloque tudo numa tigela e tempere com o sal, o orégano e o óleo. Arrume todos os legumes em espetos, alternando-os. Leve para assar na brasa, regando de vez em quando com o molho.

Brócolis Gratinados



Ingredientes

1 maço de brócolis
Sal
3 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de cebola ralada
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 litro de leite
1 pitada de noz-moscada
1 lata de creme de leite
4 colheres (sopa) de queijo ralado

Modo de preparo

Prepare os brócolis aproveitando-os totalmente, ou seja, as flores, as folhas e os talos macios (estes precisam ser desfiados). Lave bem e ponha para cozinhar em água com sal. Enquanto isso, prepare o molho, colocando numa panela a margarina e a cebola para dourar. Misture a farinha ao leite e acrescente a noz-moscada ralada e o sal. Leve essa mistura ao fogo numa panela, mexendo sempre para não encaroçar. Quando engrossar, retire do fogo, acrescente o creme de leite e misture bem. Escorra os brócolis. Arrume-os num prato refratário. Despeje por cima o molho branco de maneira a envolver bem a verdura. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Brócolis ao Alho e Óleo



Ingredientes

1 maço de brócolis
4 colheres (sopa) de azeite
4 dentes de alho (ou alho desidratado, se quiser)
Sal

Modo de preparo

Lave os brócolis e aproveite as folhas e os talos. Cozinhe-os em água ou no vapor, se preferir. Escorra. Coloque o azeite numa panela e doure o alho picado. Acrescente os brócolis, salgue, misture bem e sirva acompanhando suflês, purês, tortas, panquecas ou o que você preferir.

Batatas Recheadas



Ingredientes

8 batatas grandes e redondas
1 xícara (chá) de ervilhas em conserva
1 colher (sopa) de cebola ralada
1 colher (sobremesa) de salsa picada - suco de 1/2 limão
Sal
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

Modo de preparo

Cozinhe as batatas com casca em água. Quando estiverem cozidas (cuidado para que não se abram ou desmanchem), descasque-as, corte uma tampinha em cada uma e com a ponta de uma faca faça um buraco para colocar o recheio. Misture todos os outros ingredientes, menos a manteiga, e recheie cada batata. Coloque a tampa, prendendo com um palito. Arrume as batatas em pé numa vasilha refratária, cubra-as com a manteiga em pedacinhos e leve ao forno para que elas dourem.

Alcachofras ao Azeite



Ingredientes

6 alcachofras tenras
1/2 litro de água
Sal
Pimenta-do-reino
2 cebolas
1 copo de azeite de oliva
1 amarrado de cheiro-verde
Suco de 1 limão

Modo de preparo

Lave as alcachofras e coloque-as numa panela grande com água, sal, pimenta-do-reino, as cebolas picadas, o azeite, o cheiro-verde e o suco de limão. Tampe a panela e, quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar até a água evaporar completamente. Sirva quente ou frio, como preferir. E uma excelente entrada.

Abobrinhas Recheadas



Ingredientes

2 abobrinhas italianas
Sal
1 pãozinho amanhecido
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de cebola ralada
1 dente de alho picado
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Lave as abobrinhas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Leve ao fogo para cozinhar numa panela com água temperada com sal. Enquanto isso, para o recheio, corte o pãozinho em fatias e coloque num recipiente com água para amolecer. Em outra panela, aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Esprema o pão e junte-o à panela com o refogado. Cozinhe, mexendo sem parar até obter uma pasta. Prove e, se necessário, tempere com sal. Escorra a abobrinha (não deixe amolecer demais) e retire parte da polpa com uma colher; tomando cuidado para não romper a casca. Misture a polpa com a pasta de pão e recheie as metades de abobrinha. Amime-as numa travessa refratária e cubra com Molho branco. Polvilhe com bastante queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Abobrinha Refogada com Ovos Escaldados

Ingredientes

2 abobrinhas grandes
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola pequena cortada em rodelas
1 dente de alho picado
1 folha de louro pequena
4 ovos
Sal

Modo de preparo

Lave e corte as abobrinhas em rodelas finas. Ponha numa frigideira grande o óleo e a cebola para dourar. Junte o alho, o louro e as abobrinhas. Se for necessário, adicione um pouco de água. Tampe e deixe refogar até que as abobrinhas estejam macias. Quebre sobre elas os 4 ovos e salgue. Tampe e eles cozinharão rapidamente. Sirva na própria frigideira.

Esparregado de Espinafre

Ingredientes

1 maço de espinafres
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho em fatias
Sal
1/2 copo de leite
1 colher (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo

Limpe e lave o espinafre. Ponha-o para cozinhar em água. Escorra-o, esprema-o e pique-o bem, ou passe-o pelo processador. Ponha o azeite numa panela e doure o alho com um pouco de sal. Junte o espinafre picado e misture bem para tomar gosto. Misture o leite com a farinha e despeje sobre o espinafre. Mexa bem até engrossar. E um ótimo acompanhamento para peixes, carnes, aves ou açordas.

Ervilha-Torta Refogada



Ingredientes

1/2 kg de ervilhas-tortas
1/2 cebola ralada
1 dente de alho pequeno
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal

Modo de preparo

Lave as ervilhas e tire os fios das bordas. Refogue a cebola e o alho no azeite e junte as ervilhas. Acrescente um pouco de água e deixe que cozinhem lentamente. Coloque o sal e termine o cozimento até que as ervilhas estejam macias.

Ensopado de Beterraba com Laranja



Ingredientes

3 beterrabas médias
1 colher (sopa) de fécula de batata
2 colheres (sopa) de açúcar
Sal
1 xícara (chá) da água do cozimento da beterraba
Suco de 1 laranja
Casca ralada dessa laranja
1 colher (sopa) de margarina

Modo de preparo

Descasque as beterrabas, corte-as em rodelas e ponha-as para cozinhar cobertas de água. Quando estiverem macias, retire-as e reserve uma xícara (chá) da água do cozimento. Misture numa panela a fécula de batata, o açúcar e o sal. Adicione a água da beterraba e leve ao fogo para engrossar. Acrescente o suco e a casca da laranja e a margarina. Por último acrescente as rodelas de beterraba, misturando bem para que fiquem envolvidas no molho. Sirva quente.

Empadas Rápidas

Ingredientes

Massa

2 ovos
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (chá) bem cheia de fermento em pó
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de queijo ralado

Recheio

1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de cebola ralada
1 xícara (chá) de palmito picado
1 tomate
1/2 copo de leite
1 colher (chá) de farinha de trigo
Sal

Modo de preparo

Para fazer a massa, bata todos os ingredientes no liquidificador. Para fazer o recheio, coloque a margarina numa panela e doure a cebola. Acrescente o palmito e o tomate e deixe cozinhar um pouco. Misture o leite à farinha e despeje na panela, misturando bem até que forme um creme. Salgue. Para preparar as empadas, coloque um pouco da massa numa forminha, ponha um pouco do recheio e cubra novamente com outro tanto de massa. Leve para assar em forno quente. Preste atenção, pois as empadas crescem muito. Por isso, deixe um espaço nas forminhas para que elas não transbordem.

Couve-Flor ao Forno

Ingredientes

1 couve flor
Sal
2 colheres (sopa) de margarina
4 ovos batidos
Pimenta-do-reino
Suco de 1 limão
1 xícara (chá) de queijo ralado

Modo de preparo

Lave a couve-flor e ponha-a para cozinhar em água com sal. Quando estiver macia, escorra a água e separe as flores. Unte um pirex com parte da margarina. Bata os ovos com sal, pimenta-do-reino e o suco de limão. Arrume no pirex a couve-flor e preencha os espaços vazios com os ovos batidos. Polvilhe fartamente com o queijo ralado e coloque o restante da margarina em pedacinhos por cima. Leve ao forno.

Couve-de-Bruxelas com Creme de Leite

Ingredientes

1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1 colher (chá) de açúcar
1 pacote de couve-de-Bruxelas
Sal
Pimenta-do-reino
1 lata ou 1 pacotinho de creme de leite

Modo de preparo

Ponha a manteiga ou margarina e o açúcar numa frigideira e mexa até obter um creme dourado. Junte as couves lavadas e um pouquinho de água. Acrescente o sal e a pimenta-do-reino. Tampe e deixe cozinhar por alguns minutos. Quando elas estiverem macias, junte o creme de leite e sacuda a frigideira, sem deixar ferver, para que tudo fique bem incorporado. Depois de uns 5 minutos, desligue o fogo, e sirva.

Couve-de-Bruxelas ao Fricassê



Ingredientes

1 pacote de couve-de-bruxelas
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1 gema
1 copo de leite
Sal
Suco de 1 limão

Modo de preparo

Cozinhe as couves em água e sal por 10 minutos. Escorra. Prepare o molho colocando a manteiga ou margarina numa frigideira para derreter. Junte a gema desmanchada no leite. Acrescente o sal e, sempre mexendo, deixe engrossar. Junte o suco de limão. Por último coloque as couvinhas nesse molho, envolvendo-as bem, sem deixar levantar fervura.

Cogumelos Empanados

Ingredientes

8 cogumelos
Suco de 1 limão
Sal
1 ovo
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar

Modo de preparo

Lave os cogumelos e deixe-os de molho por uns 10 minutos no suco de limão com sal. Bata o ovo. Passe os cogumelos, um a um, no ovo e em seguida na farinha de rosca. Frite em óleo quente. Coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Sirva acompanhado de arroz e uma verdura cozida ou, se preferir, uma salada.

Cogumelos com Vinho Branco



Ingredientes

1 pacote de cogumelos
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sobremesa) de cebola picada
1 colher (sobremesa) de salsa picada
1 tablete de caldo de legumes
1 copo de vinho branco

Modo de preparo

Lave os cogumelos. Ponha numa panela a manteiga, a cebola e a salsa. Deixe dourar. Acrescente os cogumelos, o tablete de caldo de legumes e o vinho. Deixe cozinhar em fogo baixo até que os cogumelos estejam cozidos. Prove o sal e ajuste, se necessário.

Charutinhos de Couve



Ingredientes

8 folhas grandes de couve
2 xícaras (chá) de arroz cozido
1 ovo cozido e picado
Folhinhas de hortelã picadas
1 colher (sopa) de castanha-do-pará ou nozes picadas
2 xícaras (chá) de molho de tomate

Modo de preparo

Tire os talos das folhas de couve e afervente-as na água ou no vapor. Divida-as de forma a poder enrolar vários charutinhos. Misture o arroz, o ovo picado, a hortelã e a castanha-do-pará (ou as nozes). Recheie os charutinhos e enrole-os. Cozinhe-os por alguns minutos no molho de tomate.

Cenouras Fritas

Ingredientes

6 cenouras médias
Sal
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Óleo para fritar

Modo de preparo

Raspe as cenouras e corte-as em quatro, no sentido do comprimento. Coloque-as por alguns minutos em água e sal, como se faz com as batatas fritas. Escorra bem a água e seque-as num pano polvilhado com farinha de trigo. Frite em óleo bem quente. Ponha sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura.

Cenoura à Vavá

Ingredientes

1 kg de cenoura
250 g de margarina ou manteiga
1 colher (café) de açúcar
1/2 copo de vinho branco seco
Sal

Modo de preparo

Raspe as cenouras e corte-as em rodelas não muito finas. Numa panela, derreta a margarina (ou manteiga, se preferir), acrescente o açúcar e misture bem. Coloque as cenouras, o vinho e o sal. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo, sacudindo a panela de vez em quando até que as cenouras estejam cozidas, mas não desmanchadas. Podem ser servidas com arroz ou purê de batata, ou então com carnes ou aves.

Caril de Legumes

Ingredientes

1/2 kg de abóbora
2 chuchus
1 abobrinha
2 cenouras
1 berinjela
2 alho-poró
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola
1 colher (sopa) de caril
Sal
1 vidro pequeno de leite de coco

Modo de preparo

Prepare os legumes, lavando-os e cortando-os em pedaços grandes. Numa panela, coloque o óleo e doure a cebola. Acrescente o caril e todos os outros ingredientes, menos o leite de coco. Misture e deixe cozinhar lentamente em fogo baixo, de preferência no próprio caldo que vai se formando. Se for necessário, acrescente um pouco de água. Quando os legumes estiverem cozidos, acrescente o leite de coco e deixe no fogo por mais alguns minutos para engrossar o molho. Sirva acompanhado com arroz.

Bolo de Escarola

Ingredientes

3 pés grandes de escarola
Sal
100 g de margarina
250 g de creme de leite
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 ovos
Pimenta-do-reino

Modo de preparo

Desfolhe as escarolas e lave-as. Cozinhe a verdura rapidamente em água e sal. Depois escorra, esprema bem e pique. Coloque numa panela a margarina e a escarola picada e leve ao fogo. Mexa vagarosamente para que a verdura cozinhe aos poucos. Acrescente o creme de leite e a farinha e continue mexendo até que tudo fique bem incorporado. Retire a panela do fogo, acrescente os ovos ligeiramente batidos, sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa bem. Unte uma travessa refratária com um pouco de margarina, despeje a massa e leve ao forno em banho-maria. Asse até que, espetando um palito na massa, este saia seco. Desenforme. Se quiser, sirva acompanhado de molho branco.

Bolinhos de Talos de Acelga



Ingredientes

16 talos de acelga
Sal
2 ovos
2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo

Desfolhe a acelga e com uma faca retire os talos. Lave-os bem e corte-os em pedaços de mais ou menos 5 cm. Coloque-os numa panela com água e sal para dar uma aferventada. Enquanto isso, bata os ovos e acrescente a farinha, misturando até formar um creme. Coloque sal a gosto. Escorra os talos de acelga e envolva-os no creme de ovos com farinha. Coloque o óleo numa panela de fritar e, quando estiver bem quente, frite um a um os talos. Quando estiverem dourados, coloque-os sobre papel absorvente para tirar o excesso de gordura.

Bolinhos de Espinafre



Ingredientes

1 maço de espinafre
1 ovo
1/2 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de noz-moscada
1 colher (café) de fermento em pó
Sal
Óleo para fritar

Modo de preparo

Escolha só as folhas do espinafre. Lave-as e ponha-as para aferventar com um pouco de água. Escorra e esprema bem. Pique bem miudinho (ou passe no processador de alimentos). Misture o espinafre com todos os outros ingredientes e frite em óleo bem quente, às colheradas.

Berinjelas Recheadas



Ingredientes

2 berinjelas grandes
Sal
Azeite de oliva
1 cebola pequena
1 dente de alho
½ xícara (chá) de farinha de rosca
1 ovo
Cheiro-verde a gosto
1 tomate

Modo de preparo

Lave as berinjelas, tire os cabinhos e corte-as no sentido do comprimento. Ponha para cozinhar em água com sal. Enquanto isso prepare o recheio: ponha numa panela um pouco de azeite e doure a cebola e o alho. Acrescente a farinha de rosca e mexa. Fora do fogo, adicione o ovo e o cheiro-verde picadinho e misture bem. Reserve. Tire as berinjelas do fogo quando estiverem macias, mas não muito. Escorra. Com uma colher, retire parte da polpa. Acrescente essa polpa ao recheio e misture novamente. Encha as berinjelas com essa pasta. Arrume-as numa travessa refratária. Coloque fatias de tomate por cima de cada metade de berinjela recheada. Regue com azeite e leve ao forno até que fiquem tostadas.

Berinjela ao Forno com Batata

Ingredientes

1 berinjela grande
4 batatas médias
1 xícara (chá) de molho de tomate
Óleo para fritar
2 xícaras (chá) de molho branco

Modo de preparo

Lave a berinjela, retire o cabinho e corte-a em rodelas. Descasque as batatas e corte-as igualmente em rodelas. Frite em óleo bem quente as rodelas de berinjela e de batata e coloque-as sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Arrume num pirex, em camadas: batata, berinjela, molho de tomate, sendo a última camada de batata. Cubra tudo com o molho branco. Leve ao forno para gratinar.

Alcachofras Recheadas



Ingredientes

4 alcachofras
100 g de azeitonas pretas
1 colher (sopa) de alcaparras
1 ovo
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
Farinha de rosca
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva

Modo de preparo

Lave bem as alcachofras e corte os talos. Pique as azeitonas e as alcaparras, misture com o ovo e o queijo e vá juntando a farinha de rosca até formar uma farofa úmida. Recheie as alcachofras com essa mistura, colocando-a entre as folhas, bem embaixo. Arrume as alcachofras numa panela, regue com o azeite e leve para cozinhar em fogo baixo. Vá juntando água sempre que necessário. As alcachofras estarão cozidas quando, ao puxar uma folhinha, esta sair com facilidade.

Abobrinhas ao Forno



Ingredientes

2 abobrinhas grandes
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola pequena
1 dente de alho
Sal
1 folha de louro
2 ovos
Queijo ralado

Modo de preparo

Lave as abobrinhas e corte-as em pedaços médios. Coloque na panela o óleo, a cebola picada, o alho e o sal. Doure. Junte o louro, as abobrinhas e refogue rapidamente. Coloque numa vasilha refratária, cubra com os ovos ligeiramente batidos e polvilhe fartamente com o queijo ralado. Leve ao forno para gratinar.

Abóbora Acebolada



Ingredientes

1/2 kg de abóbora descascada e cortada em pedaços médios
Sal
1 cebola média cortada em rodelas
1 dente de alho
1 tomate sem pele
Azeite de oliva
Algumas gotas de vinagre
1 colher (sobremesa) de salsinha picada

Modo de preparo

Cozinhe a abóbora em água e sal. Enquanto isso faça um refogado com os outros ingredientes, menos a salsinha e o vinagre. Quando a abóbora estiver cozida, escorra a água, arrume-a numa travessa e coloque por cima o refogado bem quente. Polvilhe com a salsinha e algumas gotas de vinagre. Sirva bem quente.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

SALADA DE REPOLHO ROXO



Ingredientes:

2/3 de xícara (chá) de iogurte natural desnatado
1/3 de xícara (chá) de vinagre de maçã
3 colheres (sopa) de maionese light
1 colher (chá) de adoçante em pó
1/4 de colher (chá) de sal
1/3 de colher (sopa) de salsão picado
7 xícaras (chá) de repolho roxo ralado
5 cenouras raladas
4 cebolinhas verdes em tiras
3 maçãs verdes, sem sementes, cortadas em fatias finas
1/4 de xícara (chá) de dill fresco picado.

Modo de preparo:

Em uma travessa funda misture o iogurte, o vinagre, a maionese, o adoçante, o sal, o salsão, acrescente o repolho, as cenouras, as cebolinhas, a maçã e o dill.
Misture tudo muito bem, tampe a travessa com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora, antes de servir.

SALADA DE PEPINO COM UVA ITÁLIA



Por porção: 83 calorias

Ingredientes:

2 pepinos médios em cubos (170 g)
1 colher (sopa) de sal
100 g de uva itália
1 colher (sopa) de hortelã picada
3 colheres (sopa) de iogurte natural desnatado
2 colheres (chá) de maionese light.

Modo de preparo:

Coloque os cubos de pepino sobre uma peneira, acrescente o sal e deixe desidratando por 20 minutos.
Enxágüe para retirar o excesso de sal. Reserve.
Corte as uvas ao meio, retire as sementes e corte cada metade ao meio novamente. Reserve.
Coloque as uvas, os cubos de pepino, o iogurte, a maionese light e a hortelã picada numa tigela e misture bem.
Guarde na geladeira até a hora de servir.

SALADA DE PALMITO LIGHT

Ingredientes:

350 g de kani-kama
1 xícara (chá) de maçã picada (120 g)
1 vidro de palmito escorrido e picado (300 g)
4 fatias de pão de forma sem casca (cerca de 80 g)
4 colheres (sopa) de margarina light(80g)
2 colheres (sopa) de maionese light (40g).

Modo de preparo:

Aqueça 2 colheres (sopa) de margarina light, refogue o palmito por 10 minutos, retire e deixe esfriar.
Misture palmito refogado, kani kama, maçã, maionese e reserve.
À parte, espalhe o restante da margarina light nas fatias de pão, corte em cubos, coloque em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido à temperatura média (180 graus), até que estejam dourados.
Deixe esfriar.
Disponha a mistura de palmito em uma saladeira, cubra com os cubos de pão e sirva imediatamente.

SALADA DE MANGA LIGHT



Ingredientes:

Sal a gosto
1 alface americana rasgada com a mão
4 colheres de maionese light
3 mangas sem casca em pedaços pequenos
300 g de queijo em quadradinhos
1 iogurte natural
4 tomates sem a polpa picados em quadradinhos.

Modo de preparo:

Aos ingredientes secos, misture iogurte, maionese e sal.

SALADA DE BERINJELA E TOMATE



Ingredientes:

1 berinjela grande
2 tomates
2 colheres (sopa) de folhas de salsinha
1 colher (sopa) de caldo do limão
1 colher (sopa) de óleo de gergelim
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
½ colher (chá) de cominho
Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Leve uma panela com água salgada para ferver, fure a berinjela com um garfo e coloque-a na panela. Cozinhe por 20 a 30 minutos. Retire e deixe num escorredor.
Corte o tomate (sem pele) e a berinjela em cubinhos.
Misture tudo numa tigela juntando a salsinha, o óleo de gergelim, o azeite de oliva, metade do cominho e leve à geladeira.
Na hora de servir tempere com sal, pimenta e regue com limão.
Misture bem, verifique o sabor e corrija se for preciso.

SALADA DE FIGOS FRESCOS



Ingredientes:

6 figos frescos cortados em 4
Folhas de 1 maço de aneto picadas (erva doce)
200 g de presunto de peru light cortados em cubos de 2 cm
1 colher (sopa) de salsa picada
Folhas de hortelã para decorar.
Ingredientes para o Mascarpone Light:
1 pote de iogurte natural desnatado 200 g
1 embalagem de cream cheese light
Sal a gosto
Suco de 1/2 limão
2 colheres (sopa) de leite desnatado em pó.

Ingredientes para o Balsâmico Caramelado:

2 colheres (sopa) de aceto balsâmico
1/2 lata de soda limonada light
2 anis estrelados
1 dente de alho inteiro
1 folha de louro.

Modo de preparo do Mascarpone Light:

No liqüidificador coloque o iogurte, o cream cheese, o suco do limão, o leite em pó, o sal e bata até obter um creme espesso. Coloque em uma vasilha de plástico tampada e leve a geladeira até o momento de utilização.
Modo de preparo do Balsâmico Caramelado:
Coloque os ingredientes acima descritos em uma panela anti-aderente e deixe reduzir pela metade em fogo médio.
Coe e reserve.

Montagem do Prato:

Sobre um prato redondo de vidro grande distribua o aneto fazendo pequenos ninhos, coloque sobre esses ninhos 1 colher de sobremesa do mascarpone e 3 pedaços de figo sobrepostos.
Regue com 1 colher (café) do caramelo de aceto balsâmico sobre os ninhos de figo e coloque 1 folhinha de hortelã no cabinho do figo ( faça um pequeno corte e encaixe a folhinha de hortelã).

SALADA DE ARROZ INTEGRAL COM FRUTAS E VEGETAIS

Ingredientes:

1 xícara (chá) de arroz integral
1/2 pimentão vermelho pequeno, sem sementes e cortado em fatias
1/2 pimentão verde pequeno, sem sementes e cortado em fatias
1 e 1/2 xícara (chá) de milho verde em lata
2 colheres (sopa) de passas
3 colheres (sopa) de abacaxi em calda picado
1 colher (sopa) de molho de soja
1 colher (chá) de óleo de canola
1 dente de alho amassado
1 colher (chá) de gengibre fresco bem picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
5 cebolinhas fatiadas.

Modo de preparo:

Cozinhe o arroz integral em uma panela grande com água fervendo e sal, por cerca de 30 minutos ou até ficar na consistência desejada, escorra bem e deixe esfriar.
À parte, prepare a guarnição, fatiando as cebolinhas na diagonal e reservando a seguir.
Coloque o arroz em uma tigela e acrescente os pimentões, o milho verde e as passas.
Escorra os pedaços de abacaxi, reservando a calda e adicione à mistura de arroz, mexendo levemente.
Coloque a calda reservada em um vidro, adicione o molho de soja, o óleo de canola, o alho, o gengibre, sal e pimenta-do-reino a gosto, feche o vidro e chacoalhe bem para misturar tudo.
Coloque o molho sobre a salada, misture e decore com as cebolinhas.

SALADA DE ABOBRINHA COM HORTELÃ

Ingredientes:

2 abobrinhas
1 xícara (chá) de hortelã picada
Suco de 1 limão
3/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Lave bem as abobrinhas, corte as pontas, descarte e corte-as em rodelas finas.
Coloque 1 colher (sopa) de azeite numa frigideira antiaderente e leve ao fogo para esquentar, quando estiver bem quente, coloque algumas abobrinhas de forma que elas não fiquem umas sobre as outras.
Deixe na frigideira por 3 minutos sem mexer, vire de lado, deixe por mais 3 minutos e retire da frigideira.
Repita este procedimento com todas as rodelas de abobrinhas.
Coloque as abobrinhas douradas numa travessa.
Regue com o azeite, o suco de limão, polvilhe com a hortelã e tempere com sal e pimenta-do-reino, misturando bem.
Cubra a travessa com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos.
Sirva gelada.

ROASTBEEF COM CERVEJA E ABACAXI GRELHADO



Por porção: 310 kcal

Ingredientes:

600 g de filé mignon
4 dentes de alho
1 xícara (chá) de cerveja preta
Sal a gosto
Alecrim a gosto
1 cebola picada
1 xícara (chá) de cogumelos picados
2 colheres (sopa) de catchup
1 colher (chá) de amido de milho
2 xícaras (chá) de arroz integral cozido.

Modo de preparo:

Introduza pedaços de alho no filé e coloque de molho na cerveja e no sal, com o alecrim, deixe tomar gosto por 20 minutos.
Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque o filé escorrido, deixando dourar bem de todos os lados, em fogo baixo, retire e reserve.
Coloque na frigideira a cebola, o cogumelo, o catchup, o restante da cerveja e o amido dissolvido em um pouco de água, deixe engrossar.
Fatie o filé bem fininho e coloque o molho.
Sirva com o arroz branco e o abacaxi grelhado.

Ingredientes para o Abacaxi Grelhado:

4 fatias de abacaxi sem o miolo
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 colher (chá) de azeite.

Modo de preparo:

Tempere o abacaxi com o gengibre e o azeite e deixe grelhar em uma frigideira antiaderente até dourar.

RISOTO DE PÊRAS E GORGONZOLA



Ingredientes:

1 cebola ralada
1 colher (sopa) de azeite
6 g de açafrão em fio
1 1/2 xícara (chá) de arroz para risoto Carnaroli
1/2 xícara (chá) de vinho branco
1 litro de caldo de legumes
100 g de queijo gorgonzola em pedaços
4 peras em fatias
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo:

Refogue a cebola no azeite, junte o arroz, mexa bem, regue com o vinho, deixe evaporar e junte o caldo aos poucos, enquanto cozinha.
Quando estiver bem cremoso, retire e junte o gorgonzola.
Enquanto cozinha, corte as pêras com casca em gomos.
Aqueça uma frigideira, adicione azeite, grelhe as pêras, tomando cuidado para não escurecer a casca, deixe até que amaciem. Montagem:
Coloque em uma travessa o risoto, intercalado com os pedaços de pêra grelhados, salpique parmesão e sirva.

Rendimento: 6 porções - 320 kcal/porção.

RISOTO DE FRUTOS DO MAR

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de azeite
3 tomates maduros sem pele e sem sementes
200 g de camarão limpo, cortado em pedaços grandes
300 g de caçonete cortado em cubos
2 xícaras (chá) de lulas cortadas em anéis
6 xícaras (chá) de caldo de peixe
2 colheres (sopa) de margarina light
1 cebola pequena ralada
2 xícaras (chá) de arroz branco
½ xícara (chá) de vinho branco seco
Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela aqueça azeite em fogo baixo, junte tomate, refogue até desmanchar, adicione camarão, peixe, lula, tempere com sal, uma xícara (chá) de caldo de peixe, tampe a panela e cozinhe por 4 minutos, reserve.
Em uma panela aqueça margarina light, refogue a cebola, depois o arroz, adicione o vinho e deixe evaporar em fogo alto.
A seguir junte caldo de peixe aos poucos; quando o arroz estiver quase cozido, junte o refogado do peixe, corrija o sal e sirva.

RISOTO DE ERVA DOCE



Por porção: 450 kcal - 4 porções

Ingredientes:

2 talos grandes de erva doce, somente a parte branca
4 xícaras (chá) de caldo vegetal morno
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 cebola média finamente picada Raspas da casca de 2 limões
1 1/2 xícara (chá) de arroz do tipo Arbóreo (especial para risoto)
1/3 xícara (chá) de vinho branco seco
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora
Sal e pimenta-do-reino (cerca de 1 colher de chá de cada).

Modo de preparo:

Lave bem os talos de erva doce, separe a parte branca e fatie finamente.
Reserve a parte verde dos talos; refogue a cebola no azeite de oliva, em fogo médio, até que ela fique macia.
A seguir, adicione a erva doce fatiada e as raspas de limão e mexa bem.
Adicione o arroz e mexa bem para que os grãos se misturem bem com os demais ingredientes.
Acrescente o vinho, mexendo bem, até que o líquido seja todo absorvido; acrescente 1 concha de caldo vegetal e reduza o fogo ao mínimo, mexendo sempre, até que o líquido todo tenha sido absorvido.
Continue adicionando o caldo vegetal, uma concha por vez, até que o arroz fique "al dente". Reserve a última concha de caldo. Adicione o caldo reservado juntamente com o queijo parmesão, sal e pimenta e misture bem.
Remova do fogo, tampe e deixe repousar durante 2 minutos.
Sirva em pratos, enfeitando com a parte verde dos talos de erva doce.

RISOTO DE ASPARGOS



Ingredientes:

600 g de aspargos frescos
1 cebola média picadinha
2 colheres (sopa) de margarina light
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 xícara (chá) de creme de leite fresco light
5 colheres (sopa) de queijo tipo minas curado desnatado
2 gemas
3 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de salsinha picada
200 g de queijo tipo camembert cortado em cubos
4 xícaras (chá) de água fervendo
Sal a gosto.

Modo de preparo:

Cozinhe os aspargos em 2 litros de água em fogo alto, até ficarem bem macios (cerca de 15 minutos).
Corte os aspargos em pedaços pequenos e reserve, deixando alguns inteiros para decorar o prato.
Em uma panela grande, leve ao fogo médio a cebola, as 3 colheres de água, a margarina, mexendo às vezes, até a cebola ficar macia (3 minutos), junte o arroz, mexendo sempre, até ficar solto (cerca de 5 minutos).
Tire do fogo, adicione os aspargos picados, o queijo tipo minas, as gemas, o creme de leite light, a salsinha e o queijo tipo camembert, misture bem e sirva quente.

Dicas:

Os aspargos podem ser substituídos por cogumelos e o queijo tipo camembert por queijo branco curado, ralado grosso.

RISOTO DE ABÓBORA



Ingredientes:

1 kg de abóbora tipo japonesa, picada
2 xícaras (chá) de arroz integral
2 colheres (sopa) de óleo de canola
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 e 1/2 xícara (chá) de caldo de legumes light
1 cebola média picada
4 colheres (sobremesa) de margarina light
1 xícara (chá) de vinho branco seco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Hortelã fresca picada a gosto.

Modo de preparo:

Deixe o arroz de molho durante 3 horas.
Enquanto isso, cozinhe a abóbora em água e amasse a seguir com um garfo até obter um purê.
Aqueça o óleo, acrescente o gengibre ralado, mexa por 2 minutos, junte o caldo de legumes, o purê de abóbora, mexa até secar e reserve.
À parte, leve a margarina ao fogo e doure a cebola, junte o arroz e deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo sempre.
Junte o vinho branco, aumente o fogo para evaporar, acrescente o caldo de legumes e deixe cozinhar por 30 minutos.
Junte o purê de abóbora, coloque sal, pimenta-do-reino a gosto e salpique com a hortelã picada.
Sirva bem quente.

RISOTO À CAPONATA



Ingredientes:

1 berinjela cortada em cubos
1 abobrinha cortada em cubos
1 tomate cortado em cubos
1 cebola cortada em cubos
1 pimentão verde cortado em cubos
1 colher (sopa) de orégano fresco
1 xícara (chá) de arroz integral cozido
1 colher (sopa) de tomilho
1 colher (sopa) de azeite
Sal a gosto
1 xícara (chá) de suco de tomate
2 colheres (sopa) de salsa picada
Tomates tipo cereja e ricota defumada ralada para decorar.

Modo de preparo:

Coloque em uma assadeira grande a berinjela, a abobrinha, o tomate, a cebola, o pimentão verde, o orégano, o arroz cozido, o tomilho, o azeite e misture bem.
Regue com o suco de tomate e o sal.
Leve ao forno quente para assar por 40 minutos.
Retire e polvilhe com a salsa picada.
Sirva quente em um prato de sopa.

REFOGADO DE PALMITO E TOMATE

Ingredientes:

1 ½ unidade de coração de palmito fresco cortado em cubos (300 g)
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 envelope de caldo de galinha light dissolvido em 150 ml de água fervente
1 xícara (chá) de molho de tomate
1 colher (sopa) de cheiro-verde picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Envolva os cubinhos de palmito no suco de limão e deixe de molho por 15 minutos.
Leve o palmito ao fogo brando em uma frigideira larga com tampa, junte caldo de galinha, espere ferver, tampe a frigideira e cozinhe, virando os palmitos na metade do tempo do cozimento.
Cozinhe até ficar macio.
Acrescente ao palmito o molho de tomate e mexa até aquecer.
Misture cheiro-verde, prove o tempero e junte sal e pimenta, se necessário.
Sirva quente.

Dica:

Aproveite a parte não comestível do palmito e faça barquetes para servir a preparação.

REFOGADO NUTRITIVO



Ingredientes:

1 xícara (chá) de trigo para quibe
2 colheres (sopa) de óleo
2 dentes de alho amassados
1 cebola pequena picada
1/2 pimentão vermelho picado
1/2 pimentão verde picado
1/2 pimentão amarelo picado
1 cenoura média, ralada grosso
2 mandioquinhas raladas grosso
1 xícara (chá) de ervilha
3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
Sal a gosto.

Modo de preparo:

Coloque o trigo de molho em água fria por 1 hora, escorra e pressione com as mãos, até eliminar toda a água, reserve.
Em uma panela grande aqueça óleo, frite alho até dourar, junte cebola, pimentões e refogue até que comecem a murchar.
Adicione cenoura, mandioquinhas, ervilha e cozinhe em fogo médio, mexendo algumas vezes, por 5 minutos.
Acrescente trigo, cheiro-verde, sal e continue o cozimento por mais 5 minutos.
Sirva em seguida.

RECEITA BÁSICA DE HAMBURGUER LIGHT

Ingredientes:

½ xícara (chá) de cenoura picada
½ xícara (chá) de couve flor picada
½ xícara (chá) de brócolis picados
½ xícara (chá) de abobrinha picada
½ xícara (chá) de berinjela amassada
4 vagens
1 envelope de legumes light
Sal
Pimenta
2 claras.

Modo de preparo:

Bata as claras em neve, junte legumes, caldo de legumes, sal e pimenta moída.
Com a ajuda de um aro, molde os hambúrgueres e leve ao microondas por 3 minutos.
Em uma frigideira anti-aderente grelhe os hamburgueres e sirva com o Molho.

Ingredientes para o Molho de Jabuticaba:

1 xícara (chá) de jabuticaba
1 colher (café) de pimenta do reino em grão
1 colher (chá) de refresco em pó light sabor morango
75ml de água.

Modo de preparo do Molho de Jabuticaba:

Junte água e jabuticaba, bata no liqüidificador e passe por uma peneira.
Passe para uma panela, junte refresco e pimenta e leve ao fogo até reduzir.

QUICHE DE FIBRAS



Ingredientes para a Massa:

100 g de margarina light
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
Ingredientes para o Recheio:
1 cebola em rodelas finas
1 alho-poró em rodelas finas
1 lata de milho verde
2 colheres (chá) de azeite
2 ovos
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
100 g de mussarela light
Salsinha e cebolinha verde picada
Sal a gosto.

Modo de preparo:

Misture margarina com farinha de trigo integral até formar uma massa firme que desgrude das mãos e deixe descansar 20 minutos.
Abra a massa bem fina e forre o fundo e os lados de uma forma de abrir média, reserve.
Para o recheio, doure cebola e alho-poró no azeite e, quando murchar, adicione milho, tempere com sal e deixe amornar.
Coloque sobre a massa de torta crua.
Bata o restante dos ingredientes no liqüidificador e coloque sobre o recheio.
Asse em forno médio até dourar.

Rendimento: 8 porções - 230 kcal / cada.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PRATO DO MEDITERRÂNEO

Receita vinda direto do Sul da Itália. Um amigo, cozinheiro, mandou e confirmou que é muito boa. Aprovadíssimo!

Ingredientes:

300 g de filé de frango em tiras
1 cebola picada
4 dentes de alho amassados
1 berinjela média cortada em cubos
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de azeitonas pretas
2 colheres (sopa) de azeitonas verdes
1 colher (sopa) de alcaparras
2 tomates picados sem pele e sem sementes
1 colher (sopa) de aceto balsâmico
1 1/2 xícara (chá) de arroz integral cozido
Folhas verdes para acompanhar.

Modo de preparo:

Frite os filés de frango até dourar e reserve.
Adicione à frigideira cebola, alho, berinjela, azeite e deixe dourar.
Acrescente azeitonas, alcaparras, tomates e aceto.
Deixe mais um pouco, junte o arroz e as ervas e retire.
Sirva como salada morna acompanhada de folhas verdes.

Rendimento: 4 porções - 225 kcal / cada.

POLENTA



Galera, vamos combinar!!! Um pouco PODE!!!!!

Ingredientes para a Polenta:

1 1/2 litro de caldo de legumes
250 g de fubá.

Modo de preparo da Polenta:

Coloque o caldo para ferver, vá despejando o fubá e mexendo até ficar um creme.
Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, até desgrudar bem da panela.
Coloque em um refratário e cubra com a cobertura escolhida.

Ingredientes para a Cobertura de Shiitake:

1/2 receita de polenta
4 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de azeite
2 xícaras (chá) cheias de shiitake em tiras finas
4 colheres (sopa) de vinho branco
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada.

Modo de preparo:

Refogue alho no azeite, junte shiitake, mexa por 5 minutos e regue com o vinho.
Tempere com o sal, retire e adicione as ervas frescas.
Sirva sobre a polenta.

Ingredientes para a Cobertura de Lingüiça de Frango:

1/2 receita de polenta
1 cebola picada
250 g de lingüiça de frango fresca
1 lata de tomate pelado picado
sal a gosto
Orégano fresco a gosto
2 xícaras (chá) de buquês de brócolis cozido
2 colheres (sopa) de queijo parmesão light.

Modo de preparo:

Refogue a lingüiça, adicione cebola, mexa mais um pouco e acrescente tomate.
Tempere com sal e orégano e deixe mais um pouco.
Coloque sobre a polenta, enfeite com brócolis e polvilhe parmesão.
Leve ao forno quente por 5 minutos.

PIZZA LIGHT

Ingredientes:

2 berinjelas cortadas em lâminas
1 clara de ovo
1 colher (café) de caldo de legumes light em pó
2 tomates
20 rodelas de blanquet de peru
1 colher (sopa) queijo parmesão ralado light
Folhas de manjericão fresco
1 colher (sobremesa) de orégano
1 fatia de pão integral moído
2 dentes de alho.

Modo de preparo:

Em uma frigideira anti-aderente, grelhe as lâminas de berinjela uma a uma ou forre uma forma com papel toalha e arrume as lâminas de berinjela sem sobrepor, cubra com outra folha de papel toalha e leve ao forno para secar.
Depois de secas, coloque-as em uma em uma forma de pizza intercalando para não deixar buraco, cole uma fatia na outra com a clara.
Polvilhe o caldo de legumes sobre a berinjela, acrescente uma camada de blanquet de peru, seque bem as fatias de tomate e arrume-as sobre o blanquet.
Polvilhe o queijo parmesão, o manjericão, o orégano, o alho, o pão integral moído e leve ao forno pré-aquecido.

PEIXE FRIO

Ingredientes:

2 batatas médias ligeiramente cozidas
400 gramas de badejo em filézinhos
1 colher (sopa) de azeite
2 dentes de alho amassados
1 alho-poró médio
2 tomates sem pele e sem sementes, cortados em cubinhos
1 colher (sopa) de alcaparras em conserva
1 colher (chá) de alecrim fresco
½ xícara (chá) de suco de laranja
½ xícara (chá) de vinho branco seco
Sal a gosto.

Modo de preparo:

Espalhe as batatas cortadas em rodelas em um refratário médio untado com metade do azeite.
Misture peixe, restante do azeite, alho, sal a gosto e coloque por cima das batatas.
Corte o alho-poró em rodelas finas, misture com tomate, alcaparra, alecrim e coloque sobre o peixe.
Misture suco de laranja, vinho branco, mais um pouco de sal e regue o peixe.
Leve ao forno médio (180ºC) por cerca de 30 minutos, retire, espere amornar e leve à geladeira até a hora de servir.
Acompanhe com salada de folhas verdes.

Rendimento: 4 porções - 230 kcal/porção.

PEIXE COM MOLHO DE UVAS

Ingredientes:

2 filés de peixe branco
2 cachos grandes de uva Niágara
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de pimenta do reino
1 pitada de mostarda em pó
1/3 de xícara (chá) de água filtrada.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador 2 cachos de uva, sal, pimenta, mostarda, coe o suco, acrescente água, transfira o suco para uma panela e deixe cozinhar em fogo baixo até que o molho comece a engrossar (cerca de 40 a 50 minutos).
Enquanto isso, asse em forno alto o peixe temperado com sal, pimenta e azeite.
Quando o peixe ficar pronto, arrume os filés em pratos individuais e coloque o molho por cima.

FILÉ DE PEIXE RECHEADO

Ingredientes:

4 filés de peixe (400 g aproximadamente)
Sal a gosto
Pimenta branca a gosto
2 colheres (chá) de azeite.

Ingredientes para o Recheio:

4 colheres (sopa) de espinafre cozido e picado
4 colheres (sopa) de ricota esfarelada
1 pitada de noz-moscada.

Ingredientes para o Molho:

2 colheres (chá) de azeite
2 dentes de alho amassados
2 filés de anchovas amassados
4 colheres (sopa) de suco de laranja
1/2 xícara (chá) de caldo de legumes
1/2 xícara (chá) de creme de leite light
Tomilho fresco a gosto
Tirinhas de casca de laranja (para enfeitar).

Modo de preparo:

Tempere os filés com sal e pimenta.

Modo de preparo do Recheio:

Misture os ingredientes, coloque sobre uma das partes do filé, dobre a outra parte por cima e coloque em uma assadeira untada.
Pincele com o azeite e leve ao forno médio.

Modo de preparo do Molho:

Refogue alho no azeite, junte anchova, amido de milho dissolvido no suco de laranja, caldo de legumes, deixe engrossar, adicione creme de leite e tomilho, mexa e regue o filé na hora de servir.
Enfeite com tirinhas de casca de laranja e sirva com arroz integral e brócolis.

Rendimento: 4 porções - 220 kcal/porção.

FILÉ DE PEIXE COM MAIONESE LIGHT



Ingredientes:

4 filés de pescada
3 colheres (sopa) de maionese light
3 colheres (sopa) de endro fresco
2 colheres (chá) de páprica doce
Sal a gosto.

Modo de preparo:

Ligue o forno à temperatura média.
Lave os filés de peixe, seque-os com papel toalha e reserve.
Misture em uma tigela maionese, endro, sal, envolva os filés nesta mistura e enrole, prendendo-os com um palito.
Disponha-os em um refratário e polvilhe páprica.
Asse por 30 minutos ou até o peixe ficar macio.
Sirva com Creme de Abóbora:
Coloque em uma panela 1/2 kg de abóbora picada, 1/2 xícara (chá) de leite desnatado, 2 colheres (sopa) de hortelã picada, sal e pimenta-do-reino a gosto, cozinhe em fogo baixo, até a abóbora desmanchar.
Transfira para a batedeira e bata até obter um creme bem leve.

Rendimento: 4 porções com 40 calorias cada.

BOLINHOS DE ATUM

Ingredientes:

300 g / 2 batatas cozidas amassadas
120 g / 1 lata de atum em água
100 g / ¾ xícara (chá) de milho em conserva
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 xícara (chá) de migalhas de pão de forma sem casca
Sal e pimenta do reino a gosto
Fatias de limão a gosto.

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas em água fervente por 20 minutos ou até que fiquem macias, passe-as por um espremedor.
Acrescente o purê e os ingredientes restantes, exceto o limão em um recipiente e misture muito bem até obter uma massa lisa e uniforme, tempere com sal e pimenta do reino.
Modele os bolinhos e reserve.
Ligue o forno em temperatura média (180º C).
Passe o pão de forma sem casca por uma peneira, esfregando o pão contra a parede da peneira, obtendo uma farinha, passe cada bolinho reservado na farinha de pão e aperte bem.
Distribua os bolinhos em uma assadeira, leve ao forno pré-aquecido, deixe assar por 30 minutos, virando uma vez ou até que comecem a dourar.
Retire do forno e sirva com fatias de limão.

OMELETE MISTO LIGHT

Em uma frigideira doure na margarina, pimentão, tomate e cebola picada. Acrescente frango cozido desfiado ou em pedaços (sobras), junte salsicha de frango, batatas cozidas bem picadinhas e algumas folhas de alface cortadas. Depois de tudo refogado acrescente os ovos e deixe fritar. Sirva quente.

OMELETE DE FORNO



Ingredientes:

2 ovos
2 claras
4 colheres (sopa) de espinafre cozido e picado
1/2 xícara (chá) de fundo de alcachofra bem picado
100 g de queijo cottage
100 g de queijo mussarela light
Sal a gosto.

Modo de preparo:

Bata ovos e claras e junte o restante dos ingredientes.
Espalhe em uma assadeira antiaderente e leve ao forno quente por cerca de 15 minutos ou até firmar.
Retire do forno e enrole na própria assadeira, no formato de panqueca.
Passe para um prato e sirva.
Se quiser, enfeite com catchup.

Rendimento: 2 porções - 320 kcal / cada.

Molho de Berinjela



Ingredientes para o Molho de Berinjela:

1 berinjela
Orégano
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de molho de soja
1 cebola
1 ½ xícara (chá) de caldo de carne light.

Modo de preparo do Molho de Berinjela:

Refogue caldo de carne com cebola, alho, adicione berinjela e cozinhe com a panela tampada até ficar macia.
Junte o molho de soja e o orégano, desligue o fogo e sirva com a massa cozida "al dente".

RAVIOLLI TRANSPARENTE LIGHT



Ingredientes:

250 ml de água
10 folhas de manjericão
½ envelope de caldo de legumes
10 folhas de gelatina incolor
1 bola de mussarelas de búfala
2 tomates desidratados
Salada verde.
Para Colar os Raviollis:
1 folha de gelatina incolor.
Ingredientes para o Molho:
50 ml de suco de tomate
1 colher (sopa) de suco de limão
Sal
Pimenta.

Modo de preparo do Raviolli:

Esquente por 30 segundos no microondas, água com manjericão para soltar a essência.
Bata o manjericão com água, suco de limão e caldo de legumes, passe em uma peneira e reserve o líqüido.
Junte gelatina dissolvida e o líqüido reservado, misture bem e leve a geladeira por 2 horas em uma assadeira rasa.
Ao retirar da geladeira modele os raviolis e recheie-os com mussarela de búfala e tomate seco.
Cole as bordas dos raviollis com a outra folha de gelatina derretida.

Modo de preparo do Molho:

Junte todos os ingredientes do molho e bata bem.
Sirva os raviollis acompanhados do Molho.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

MOUSSE DE QUEIJO COM MOLHOS PICANTES



Ingredientes para a Mousse:

4 claras
2 envelopes de gelatina light sem sabor dissolvido em ½ xícara(chá) de água
200 g de coalhada seca
50 ml de suco de limão
½ colher (chá) de sal.

Ingredientes para Decorar:

9 tomates cereja
Folhas de alface americana.

Ingredientes para o Molho de Abacaxi:

½ xícara (chá) de suco de abacaxi light
½ xícara (chá) de xarope de guaraná.
Ingredientes para o Molho de Pimentão
½ xícara (chá) de suco de pimentão amarelo
1 colher (sopa) de adoçante light próprio para ir ao fogo
4 gotas de pimenta tabasco.

Modo de preparo da Mousse:

Bata as claras até ficarem bem firmes.
Aqueça a gelatina e despeje-a bem quente, aos poucos, sobre as claras em neve e continue batendo.
Em outra tigela, junte coalhada seca, limão, sal, misture bem e, aos poucos, agregue a clara batida com a gelatina.
Misture delicadamente, despeje em uma forma de bolo inglês, forrada com papel filme e leve a geladeira para endurecer.

Modo de preparo dos Molhos:

Junte os ingredientes em uma panela pequena e leve ao fogo alto para reduzir.
Sirva a Mousse acompanhada dos Molhos

MOUSSE DE AZEITONAS PRETAS

Ingredientes:

1 e 1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroços
1 lata de creme de leite light
1/2 lata de leite desnatado
1 colher (sopa) de limão
1 colher (sopa) de molho inglês
4 claras
1 envelope de gelatina sem sabor
5 colheres (sopa) de água
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeitonas pretas inteiras e folhas de sálvia para decorar.

Modo de preparo:

Hidrate a gelatina com 5 colheres de água, leve ao banho-maria até dissolver completamente e reserve.
Bata no liqüidificador azeitonas, creme de leite, leite desnatado, suco de limão, molho inglês, sal, pimenta-do-reino e gelatina.
À parte, bata as claras em ponto de neve e junte aos ingredientes batidos no liqüidificador, misturando levemente.
Coloque em uma fôma umidecida e leve à geladeira por cerca de 4 horas.
A seguir desenforme, enfeite com azeitonas pretas e folhas de sálvia.

MOLHO LIGHT DE TOMATE, RÚCULA E AZEITONAS

Ingredientes:

300 g de tomate picado
30 g de azeitonas pretas picadas
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de raspa de limão
1 dente de alho picado
½ colher (chá) de pimenta do reino
100 g de ricota fresca esfarelada
20 g de folhas de rúcula picada

Modo de preparo:

Tire a pele e sementes dos tomates e corte-os em cubinhos.
Coloque os cubinhos de tomate, azeitonas picadas, azeite, raspa de limão, alho picado em uma panela e mexa bem.
Leve a panela ao fogo alto e deixe cozinhar por 4 minutos, retire o molho do fogo, acrescente ricota esfarelada e mexa bem. Acrescente molho sobre a massa de sua preferência e mexa bem.
No momento de servir, acrescente as folhas de rúcula e mexa nomavente.
Sirva quente.

MOLHO DE TOMATE E ATUM

Ingredientes:

1 dente de alho picado
400 g / 1 lata de tomate
170 g / 1 lata de atum em água
½ colher (chá) de molho de pimenta
10 g / 4 azeitonas pretas picadas
Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Coloque tomate picado e alho em uma panela e leve ao fogo baixo para ferver, acrescente atum, molho de pimenta e azeitonas picadas no molho e misture bem.
Tempere com sal e pimenta do reino.
Retire o molho do fogo e sirva sobre a massa de sua preferência.

MOLHO DE TOMATE



Ingredientes:

3 kg de tomates maduros picados
1 cebola ralada
2 dentes de alho espremidos
3 colheres (sopa) de manjericão fresco picado
2 colheres (sobremesa) de sal.

Modo de preparo:

Leve ao fogo tomates, cebola, alho, manjericão, sal e cozinhe até o tomate ficar bem macio.
Bata no liqüidificador e passe na peneira.
Leve o molho novamente ao fogo e deixe apurar.

MOLHO DE PRESUNTO, ERVILHA E ABOBRINHA

Ingredientes:

50 g / ½ xícara (chá) de abobrinhas em fatias finas
30 g / 1/3 xícara (chá) de ervilha congelada
2 colheres (sopa) de cebolinha em fatias
2 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de salsinha picada
¼ colher (chá) de manjericão
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite desnatado
2 colheres (sopa) de queijo mussarela light ralada
80 g de presunto em tiras.

Modo de preparo:

Lave as abobrinhas sob água corrente e corte-as em tiras fininhas desprezando as sementes, reserve.
Pique cebolinha, salsinha, manjericão e corte o presunto em tiras (0,5 cm).
Coloque abobrinha, ervilha congelada, cebolinha, salsinha, manjericão em uma panela e leve ao fogo baixo para aquecer, cozinhe cerca de 2 a 3 minutos mexendo de vez em quando.
Acrescente farinha, leite, queijo ralado na panela com os legumes, mexa bem e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo esporadicamente.
Acrescente as tiras de presunto, deixe cozinhar por mais 1 minuto e retire do fogo.
Sirva o molho bem quente com a massa de sua preferência.

MOLHO DE MANGA E IOGURTE PARA GRELHADOS



Ingredientes:

1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 colher (chá) de curry
1 pote de iogurte
1 xícara (chá) rasa de manga
Hortelã picada

Modo de preparo:

Refogue cebola e alho no azeite, junte manga, curry, deixe 5 minutos e tempere com sal. Bata no liqüidificador com iogurte e sirva sobre grelhados polvilhado com a hortelã.

Rendimento: 6 porções - 50 kcal/porção.

MOLHO DE BRÓCOLIS PICANTE



Ingredientes:

400 g de buquê de brócolis limpos
2 colheres (sopa) de caldo de carne
1 dente de alho amassado
½ colher (chá) de molho de pimenta
6 colheres (sopa) de iogurte natural desnatado
Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Desmanche os maços de brócolis em vários buquês e corte as partes mais grossas dos talos de cada buquê (esses talos podem ser utilizados para fazer uma sopa); separe a parte mais delicada.
Leve uma panela com água para ferver, acrescente os pedaços de brócolis em um escorredor ou peneira que se encaixe perfeitamente na panela com água, coloque a peneira sobre a panela e tampe (este processo possibilita o cozimento de legumes através do vapor).
Deixe os brócolis cozinharem por cerca de 5 minutos ou até que fiquem macios ao espetar um garfo (não deixe ficar muito mole). Retire a peneira com os brócolis do fogo e coloque-a em um prato com água e gelo para interromper a cocção, quando esfriarem, escorra a água.
Aqueça o caldo de galinha, adicione alho, pimenta e cozinhe por 2 a 3 minutos.
Acrescente os brócolis e misture bem, coloque o iogurte e tempere com sal e pimenta do reino.
Sirva quente com massa de sua preferência.

MOLHO COM SEMENTE DE LINHAÇA PARA SALADA



Ingredientes:

2 colheres (sopa) de sementes de linhaça
2 dentes de alho
Suco de 1 limão
1 tomate (sem pele e sem sementes)
1/2 xícara (chá) de água
Sal a gosto.

Modo de preparo:

Bata os ingredientes em um processador e use como tempero para salada verde.

MOLHO BRANCO



Ingredientes:

1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de azeite
1 dente de alho picado
¼ colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de pimenta do reino
250 ml / 1 xícara (chá) de leite desnatado
115 g / ½ xícara (chá) de cream cheese light
2 colheres (sopa) de cebolinha picada.

Modo de preparo:

Coloque farinha, azeite, alho, sal, pimenta do reino em uma panela, leve ao fogo baixo e deixe refogar por 2 minutos, acrescente leite de uma vez, mexendo muito rapidamente com um batedor de arames.
Aumente o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo bem.
Desligue o fogo, acrescente queijo cremoso e mexa até que fique homogêneo; acrescente cebolinha e mexa.
Sirva o molho bem quente sobre a massa de sua preferência.

MOLHO BARBECUE ZERO CALORIAS



Ingredientes:

1 lata de diet coke
1 xicara (chá) de catchup.

Modo de preparo:

Misture os ingredientes em uma panela e mexa constantemente ate o molho apurar (isto leva uns 20 minutos em fogo alto).
Espere esfriar e está pronto.
Conserve em geladeira até 2 semanas.
Fica ótimo para marinar carnes e aves e depois assar na grelha.

domingo, 18 de outubro de 2009

SALADA DE FAZENDA

Ingredientes para a Salada:

4 xícaras (chá) de acelga cortada fininha
½ xícara (chá) de cenoura ralada
½ xícara (chá) de repolho roxo cortado fino
¼ de xícara (chá) de pimentão verde cortado fino
¼ de xícara (chá) de pimentão vermelho cortado fino
½ xícara (chá) de salsão cortado fino
Sal a gosto
Folhas de alface romana.

Ingredientes para o Molho:

1 colher (sopa) de cebola ralada
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (chá) de pimenta-do-reino branca
4 colheres (sopa) de iogurte desnatado
2 colheres (sopa) de maionese light
1 colher (chá) de adoçante
Sal a gosto.

Modo de preparo da Salada:

Tempere com sal os legumes cortados e coloque numa peneira para escorrer o excesso de água.

Modo de preparo do Molho:

Misture todos os ingredientes do molho, junte aos legumes e misture bem.

Montagem do Prato:

Distribua a salada em folhas de alface romana e sirva em seguida.

SALADA COMPLETA

Por porção: 200 kcal - 2 porções

Ingredientes para a Salada:

200 g de salmão fresco
4 colheres (chá) de suco de laranja
Ervas frescas a gosto
2 xícaras (chá) de folhas verdes
1 cenoura ralada
8 tomatinhos cereja
4 buquês de brócolis cozidos
1 colher (sopa) de semente de girassol torrada.

Ingredientes para o Molho:

4 colheres (sopa) de iogurte light
2 colheres (sopa) de cebola bem picada
1 colher (sopa) de salsa e cebolinha picada
1 colher (café) de mostarda.

Modo de preparo da Salada:

Grelhe o salmão regando com o suco de laranja e as ervas. Reserve.
Arrume em dois pratos as folhas verdes.
Por cima, disponha o salmão, a cenoura, os tomatinhos e o brócolis.
Salpique a semente de girassol.

Modo de preparo do Molho:

Misture os ingredientes do molho e regue na hora de servir.

SALADA COLORIDA LIGHT

Ingredientes para o Molho de Morango com Gergelim:

1 colher (sopa) de azeite de oliva
8 morangos médios picados
Sal a gosto
1/2 pimenta dedo-de-moça picada
1 colher (sopa) de sementes de gergelim.

Ingredientes para a Salada:

1 pé pequeno de alface americana limpa
1/2 maço pequeno de rúcula limpa
2 rabanetes médios em fatias finas
1 bulbo pequeno de erva-doce picado
6 ovos de codorna cozidos.

Modo de preparo da Salada:

Distribua as folhas de alface em uma saladeira, por cima, disponha as folhas de rúcula, as fatias de rabanete, a erva-doce e os ovos de codorna, cortados ao meio. Sirva com o Molho de Morango com Gergelim.

Modo de preparo do Molho de Morango com Gergelim:

Coloque no liquidificador 1 colher (sopa) de azeite de oliva, 8 morangos médios picados, sal a gosto, 1/2 pimenta-dedo-de-moça picada, bata por 1 minuto ou até ficar homogêneo e reserve.
Aqueça em uma panela 1 colher (sopa) de azeite de oliva, junte 1 colher (sopa) de sementes de gergelim e deixe torrar.
Retire e reserve.
Na mesma panela, coloque 1/2 xícara (chá) de cebola ralada, 1 colher (chá) de açúcar e 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico, leve ao fogo e deixe por 10 minutos ou até ferver, despeje os morangos batidos, reduza o fogo e cozinhe por mais 5 minutos.
Por último, adicione o gergelim torrado e misture bem.
Sirva a salada com 1 colher (sopa) do molho quente ou frio.
Acompanhe com 1 copo de suco de laranja e 1/2 pão francês.

SALADA COM MOUSSELINE DE QUEIJO



Por porção: 88 calorias

Ingredientes para a Mousseline:

250 g / 1 pote de queijo cottage
1 colher (sobremesa) de mostarda
1 colher (sobremesa) de molho inglês
40 g / 2 colheres (sopa) de requeijão light
½ xícara (chá) de caldo de galinha
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de manjericão picado
½ colher (chá) de noz moscada
1 colher (sopa) de gelatina.

Modo de preparo:

Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem e leve ao banho-maria para dissolver.
Coloque todos os ingredientes num liquidificador e bata por 1 minuto em velocidade alta ou até obter um creme homogêneo. Acrescente a gelatina dissolvida e bata por alguns segundos.
Retire a mousseline do liquidificador e coloque dentro de ramequins ou de forminhas de empada, deixe na geladeira por no mínimo 6 horas ou até que a gelatina fique firme.
Retire a mousseline da geladeira, se preferir desenforme e sirva com a salada.

Ingredientes para a Salada:

01 pé de alface americana
02 tomates
100 g de champignon em conserva.

Modo de preparo:

Lave bem, corte as folhas de alface, os tomates e o champignon da forma desejada e reserve.

Ingredientes para o Molho da Salada:

2 colheres (sobremesa) de azeite sal e limão a gosto
3 colheres (sopa) de creme de leite light
1 colher (sobremesa) de mostarda
1 pitada de adoçante.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes num liquidificador e bata por alguns segundos até obter um creme homogêneo
Retire a mousseline da geladeira, desenforme e sirva com a salada e o molho.

SALADA COM MOLHO DE AZEITE E IOGURTE

Ingredientes:

2 folhas de alface americana
2 folhas de radicchio
1 xícara (chá) de agrião picado
1 castanha-do-pará
6 tomate cereja
30 gr de atum
50 gr de cottage.

Ingredientes para o Molho:

2 colheres (sopa) de iogurte desnatado
1 colher (sobremesa) de azeite
1 colher (sobremesa) de mostarda
1 colher (sopa) de cebola picada.

Modo de preparo:

Em uma saladeira coloque todas as folhas, atum e o restante distribua por cima.

Modo de preparo do Molho:

Misture os ingredientes do molho e regue sobre a salada.

Rendimento: 2 porções.

Calorias: 140 kcal.

SALADA COM CROUTONS AROMATIZADOS



Por porção: 150 kcal.

Ingredientes:

1 pé de alface americana
1 pé de escarola
4 bastões de palmito
4 rabanetes em fatias finas

Ingredientes para os Croutons Aromatizados:

2 colheres (sopa) cheias de margarina delícia sabores alho
2 pães tipo francês cortados em cubos
1 colher (chá) de orégano.

Modo de preparo:

Lave bem as folhas de alface e de escarola, escorra, coloque em uma saladeira e enfeite com o palmito e os rabanetes. Coloque a margarina em uma frigideira em fogo baixo até derreter.
Junte os cubos de pão e deixe fritar lentamente até que o pão fique dourado e crocante.
Deixe esfriar e salpique sobre as folhas verdes.
Sirva com o tempero preferido.

ROLINHOS PRIMAVERA LIGHT



Ingredientes para o Rolinho Primavera Light:

400g de peito de frango
1 colher (sopa) de amido de milho
3 colheres (sopa) de molho de soja
2 colheres (sopa) de molho inglês
2 colheres (sopa) de saquê
1 colher (café) de adoçante (próprio para ir ao fogo)
3 colheres (sopa) de cebola picada
3 pimentas dedo de moça
4 folhas de massa para rolinho primavera (encontra-se em supermercados)
Cebolinha para amarrar.

Ingredientes para o Molho Agridoce:

1 xícara (chá) de groselha light
1/3 de xícara (chá) de suco de limão.

Modo de preparo do Rolinho Primavera Light:

Seque a cebola em uma panela anti-aderente.
Em uma tigela junte frango, amido de milho, molho de soja, molho inglês, saquê, pimenta e adoçante, misturando bem.
Coloque tudo na panela com a cebola e cozinhe, mexendo sempre até ficar cremoso.
Recheie as massas e feche nas pontas com fitinhas de cebolinha.
Leve para assar em forno médio até ficar crocante.
Sirva com Molho Agridoce e Tartar de Melão (receita no site).

Modo de preparo do Molho Agridoce:

Leve ao fogo até reduzir pela metade.

ROSBIFE AO MOLHO MASALA

Ingredientes para o Molho:

3 colheres (chá) de sementes de cardamono
1 colher (chá) de cravo em pó
4 colheres (chá) de mostarda em grão
2 colheres (chá) de semente de endro ou dill.

Ingredientes para o Rosbife:

1 e ½ kg de lagarto estreito (circunferência até 8cm), limpo
1 xícara (chá) de suco de tomate
1 colher (sobremesa) de molho masala
Sal a gosto
3 xícaras (chá) de caldo de carne desengordurado
2 colheres (sopa) de leite desnatado em pó
Folhas de limão para decorar.

Modo de preparo do Molho:

Misture todos os seus ingredientes.
Coloque a mistura numa frigideira quente e mexa por 5 minutos.
Retire, coloque no processador de alimentos, bata até obter um pó fino e reserve.

Modo de preparo do Rosbife:

Coloque uma assadeira no fogo e deixe esquentar, coloque o suco de tomate e em seguida e o lagarto.
Deixe a carne no suco de tomate por 5 minutos de cada lado, para "selar".
Conforme for virando, vá passando sobre ela o molho masala com o sal.
Junte num canto da assadeira o caldo de carne, depois que o lagarto estiver "selado".
Leve o lagarto ao forno, coberto com papel alumínio e regue a cada 10 minutos com o caldo.
Retire do forno e reserve a carne.
Passe o molho por uma peneira, deixe reduzir para 1/3 e coloque o leite desnatado.
Corte o rosbife em fatias finas, regue com o molho e decore com folhas de limão.

ROSBIFE À PROVENÇAL



Ingredientes para o Rosbife:

600 g de filé mignon roliço
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de molho de soja
1 colher (chá) de mostarda
2 colheres (sopa) de azeite.

Ingredientes para a Guarnição:

1 cebola cortada em fatias
4 dentes de alho amassados
1 pimentão vermelho cortado em fatias
1 pimentão verde cortado em fatias
1 abobrinha média cortada em fatias
1/2 xícara (chá) de cogumelos cortados em fatias
3 tomates picados sem pele e sem sementes
50 g de azeitonas pretas sem caroço
Manjericão a gosto
Salsa picados a gosto.

Ingredientes para Acompanhar:

Folhas verdes
2 pães ciabatta cortados em fatias.

Modo de preparo:

Aqueça uma panela antiaderente e frite o rosbife de todos os lados.
Misture os ingredientes do tempero e vá pincelando enquanto frita.
Retire, espere amornar e fatie.
Coloque o restante do azeite, cebola e alho para fritar, adicione o restante dos ingredientes, deixe cozinhar um pouco e sirva sobre a carne.

Rendimento: 6 porções - 300 kcal/porção.

Quibe de bandeja (assado)



Ingredientes:

1kg de carne moida 2 vezes (patinho)
400 gr de trigo demolhado
1 cebola grande ralada
3 dentes de alho espremidos
Suco de 2 limões
1 maço de hortelã picadinha
5 colhers (sopa) de água gelada
1 colher (sopa) rasa de margarina light
Cheiro verde a gosto
Sal
Pimenta síria

Modo de preparo:

Em uma bacia misturar todos os ingredientes menos a água gelada e o suco do limão.
Passar a massa no processador para dar liga
Adicionar a água e o suco de limão
Untar uma assadeira com margarina light, colocar a massa apertando bem.
Levar ao forno para assar (cuidado para não secar demais)

Opicional:

Colocar metade da massa na assadeira
Forrar com coalhada seca temperada com sal
Colocar a outra metade da massa

Peixe ao curry

Ingredientes:

1 kg de filé de peixe temperado com sal e limão
1 colher (chá) de curry
4 palmitos picados
2 cebolas batidas no liq. com 1 tomate, ½ xícara de água
Cheiro verde a gosto
Tempero a gosto

Modo de praparo:

Assar o peixe em assadeira levemente untada (colocar o suco do tempero)
No dourado da assadeira, fazer um molho com os ingredientes batidos.
Adicionar o palmito picado
Colocar bastante cheiro verde.
Engrossar com 1 colher (sobremesa) de farinha de trigo.

Peixe com brócoli



Ingredientes:

1 kg de filé de peixe temperado com sal e limão
1 colher (chá) de curry
½ brócoli separados em buquês e cozidos em água e sal
2 cebolas batidas no liq. Com 1 tomate, ½ xícara de água
Cheiro verde a gosto
Tempero a gosto

Modo de praparo:

Assar o peixe em assadeira levemente untada (colocar o suco do tempero)
No dourado da assadeira, fazer um molho com os ingredientes batidos.
Adicionar os buquês do brócoli
Colocar bastante cheiro verde.

Peixe à jardineira

Ingredientes:

1 kg de filé de peixe temperado com sal e limão
¼ de 1 couve-flor
2 cenouras em rodelas
1 abobrinha pequena em rodelas
1 pimentão amarelo em tiras
1 pimentão verde em tiras
2 tomates médios em rodelas
2 cebolas batidas no liq. Com 1 tomate, ½ xícara de
Cheiro verde a gosto
Tempero a gosto

Modo de praparo:

Assar o peixe em assadeira levemente untada (colocar o suco do tempero)
No dourado da assadeira, fazer um molho com os ingredientes batidos.
Passar os legumes na margarina light para murchar
Adicionar os legumes ao molho e deixar q fiquem macios.
Colocar a salsinha e engrossar com 1 colher (sobremesa de farinha de trigo.

Peixe à belle meuniere



Ingredientes:

1 kg de filé de peixe temperado com sal e limão
4 colheres (sopa) de alcaparras
3 colheres (sopa) de champignon picados
2 cebolas batidas no liq. com 1 tomate, ½ xícara de água e ½ copo de vinho branco
2 colheres (chá) de farinha de trigo
Cheiro verde a gosto
Tempero a gosto

Modo de praparo:

Assar o peixe em assadeira levemente untada (colocar o suco do tempero)
No dourado da assadeira, fazer um molho com os ingredientes batidos.
Adicionar as alcaparras e o champignon
Colocar a salsinha e engrossar com a farinha de trigo.

GRATINADO DE PALMITO



Ingredientes

- 100 g de bacon picado
- 1 cebola grande picada
- 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
- 100 g de miolo de pão torrado
- 1 colher (chá) de gengibre picado
- 600 g de palmito pupunha
- sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Doure a cebola e acrescente o bacon. Junte o creme de leite e deixe cozinhar até reduzir um pouco. Reserve.
Em uma travessa, misture o miolo do pão e o gengibre.
Leve ao forno por cerca de 3 minutos.
Embrulhe os palmitos em papel-alumínio e leve para assar em forno brando até ficarem macios. Espere esfriar e fatie o palmito.
Em um refratário, intercale fatias de palmito com o miolo de pão.
Regue com o molho e leve ao forno para aquecer. Ao retirar, jogue mais miolo por cima.

Rendimento: 4 porções


Todo o material apresentado no ZERO CALORIAS foi enviado por nossos visitantes e colaboradores. Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste site e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido.